sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Saiba mais sobre a Black Friday

O Black Friday nos Estados Unidos é uma data criada para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças (na 4°quinta-feira do mês de novembro). A idéia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil.
Assim como nos Estados Unidos, a Black Friday Brasil acontece anualmente na sexta-feira seguinte à 4ª quinta-feira de novembro .




Há vestígios de que a denominação surgiu no início dos anos 90 na Filadélfia, EUA, com principio das empresas fecharem o mês de Novembro no azul.


Nesta propaganda da Renner, vemos o enfoque em vermelho nos pontos de atenção: o desconto e a data, que por sua vez também é a cor da loja.
A Black Friday utiliza muito de ser em uma única data de grandes promoções, isso faz com que o publico compre por impulso.



Black Friday no Brasil é um evento muito mais modesto que dos americanos, que chegam a ter descontos reais de até 80% em produtos de diferentes categorias gerando 5 bilhões em vendas em um único dia.
A Rakuten usa sua estrategia de divulgação diferente, trabalha em cima do que o público brasileiro costuma reclamar aqui. ''O dia de descontos pela metade do dobro''
No anuncio eles afirmam que realmente dão desconto sem aumentar o preço do produto semanas antes do Black Friday, o que é costume de muitas lojas no Brasil aumentar muito o preço para depois divulgar o preço antigo como um mega desconto.


Para quem se interessa, aqui abaixo tem um infográfico que explica como funcionou o perfil do consumidor dos EUA nas edições dos anos anteriores do evento, o quanto se falou pela internet, as lojas mais visitadas e os produtos mais procurados, também fala sobre o perfil de gênero do consumidor que compra mais nesse tipo de evento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário